Betamartins | Criação e Otimização de Projetos Web (Sites e SEO)

Por que a qualidade no atendimento é importante?

Para a sobrevivência de um empreendimento, a excelência no atendimento ao cliente é um fator crucial.


Para o sucesso de qualquer empresa nos dias atuais é de suma importância que o atendimento com qualidade ao cliente seja prestado. O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e para sobreviver, é necessário que a empresa apresente diferenciais e benefícios que possam atrair, reter, satisfazer e fidelizar seus clientes.

Segundo uma estatística de mercado, o custo para reconquistar um cliente perdido é 7 vezes maior do que o custo para manter este mesmo cliente fiel a sua empresa. 

É inquestionável que um atendimento ruim abre espaço para a concorrência. Então, o que as empresas devem fazer para garantir seu sucesso e permanência no mercado? Para começar, elas devem criar estratégias para um atendimento ao cliente de qualidade.  O que vai definir o sucesso de uma empresa não é apenas o produto ou serviço oferecido, o grande diferencial em meio a tantas opções é a excelência no atendimento ao cliente.

Não é segredo para nenhum gestor que o cliente está sempre em primeiro lugar. Embora essa afirmação pareça clichê, continua sendo verdade. Por isso, é preciso pensar em estratégias para servir sempre bem e conseguir suprir as necessidades dos seus clientes, fazendo com que se sintam satisfeitos.

Não existe uma fórmula mágica para atender bem. É preciso que a forma de servir os clientes esteja adequada à proposta do negócio, ao público-alvo e ofereça o que eles necessitam. Cada empresa precisa criar a sua identidade, conseguindo transmiti-la no atendimento e respeitando as vontades dos seus consumidores.

Quando se entende a importância na qualidade do atendimento ao cliente, são colhidos diversos bons frutos. Neste artigo irei mostrar alguns benefícios e motivos para se investir em qualidade no atendimento ao cliente.

 

• Melhora a imagem da empresa

A forma como o cliente foi recebido, como foi tratado e a preocupação de o prestar um atendimento com qualidade, o ajudam a formar uma imagem positiva sobre sua empresa. Tal imagem também pode ser negativa quando o cliente não tem um bom atendimento.

Se bem acolhido, o seu cliente não apenas ficará satisfeito, como também divulgará a empresa de forma positiva. Assim, qualquer um que buscar informação com ele sobre a sua empresa saberá que há indicações boas sobre ela e aumentará as chances de o mesmo tornar-se seu cliente.

Esta imagem é muito importante, pois nos dias de hoje onde quase todas as pessoas estão conectadas via redes sociais, qualquer reação negativa deste cliente sobre sua empresa pode ser muito danoso, sendo muito importante que as reações dele sejam positivas em qualquer meio de comunicação.

 

• Vantagem frente a concorrência

Quando se tem produtos similares, e não existe nenhum diferencial o consumidor muitas vezes acaba optando pelo preço. Mas, quando ele se sente acolhido e percebe que uma empresa faz de tudo para que se sinta satisfeito, essa pode ser uma excelente vantagem frente a seus concorentes.

Buscar um diferencial na maneira como o cliente é tratado e fazer com que ele “se sinta em casa” , isto pode ser uma ótima estratégia para atrair pessoas. O ganho está exatamente na captação dos clientes, evitando que sejam necessárias tantas outras táticas que demandarão recursos financeiros, como as campanhas de marketing, etc.

 

• Superação das expectativas dos clientes

Ao entrarmos em uma empresa, o que esperamos é que nos seja entregue o que estamos buscando. As pessoas estão “programadas” para entrar em um local, pedir o que precisam e sair com o produto ou serviço. Assim, não almejam ser surpreendidas com algo a mais.

Essa surpresa pode ser bastante positiva e representa o detalhe que fará com que o cliente fique encantado. Ser atendido com um sorriso, receber algo além do que esperava ou se surpreender com um atendimento ágil são situações que podem encantar e superar as expectativas do seu cliente.

Essa experiência fica tão marcada para o cliente que, ao pensar em comprar qualquer produto ou serviço que o seu negócio vende ou produz, ele automaticamente recorrerá à sua empresa.

 

• Confiança do cliente

Conquistar a confiança do seu cliente não é uma tarefa fácil. E quando se presta um bom atendimento, o cliente passa a confiar não apenas nos funcionários, mas também nos produtos ou serviços oferecidos.

A confiabilidade é fundamental para que os produtos ou serviços sejam consumidos com tranquilidade, sem questionamentos quanto à procedência ou aos possíveis efeitos que a compra pode causar, por exemplo.

Esse fator contribui também para que se crie um vínculo. Assim, sempre que precisar, o cliente sabe que pode contar com a sua empresa e não precisa se preocupar em ficar procurando soluções no mercado.

A confiança leva o cliente se tornar um braço da sua empresa, fazendo com que ele divulgue o seu negócio e que ele fidelize clientes para você, como já diz o ditado "Confiança, não tem preço".

 

• Fidelização dos clientes

Quando bem atendido, com certeza o cliente vai querer voltar ao seu estabelecimento. Dessa forma, o consumidor acaba sendo conquistado e ocorre o que chamamos de fidelização.

Ao fidelizar um cliente, uma das miores vantagens é que o local será escolhido como primeira opção sempre que o cliente precisar dos serviços ou produtos oferecidos. Desta forma, é formada uma clientela fiel e, como consequência, tem-se uma divulgação positiva.

 

Conclusão

O atendimento de qualidade ao cliente é fundamental para que qualquer negócio possa prosperar, pois fará com que o consumidor fique satisfeito. Essa satisfação leva o cliente a ser fiel a sua marca/empresa e isto sim é o verdadeiro sucesso.


Quer receber no e-mail dicas para a sua empresa? Cadastre-se na nossa lista VIP e receba dicas muito importantes para seu negócio. Clique aqui e cadastre-se


[Foto de Anderson Martins]

Anderson Martins
Desenvolvedor Web Full Stack PHP

Posts relacionados: