Betamartins | Criação e Otimização de Projetos Web (Sites e SEO)

Fidelização de cliente: Saiba como ter sucesso neste desafio.

Empresas no mundo todo conquistam o sucesso tendo base em vários valores importantes mas sempre o maior ativo destas empresas é o cliente fiel.


Todos sabemos que as empresas ao redor do mundo conquistam sucesso com base em alguns valores de extrema importância, tais como ética, sustentabilidade e qualidade, mas quando paramos para analisar o que realmente é a maior riqueza dentro destas empresas, chegamos em um resultado em comum: O CLIENTE FIEL.

No tempo onde as economias e os mercados estão cada vez mais complexos e competitivos, saber como fidelizar os clientes é um conhecimento vital para o sucesso de qualquer negócio, principalmente das pequenas e médias empresas pois são as que mais sofrem quando ocorre qualquer instabilidade no seu ramo de atuação.

Mas como fidelizar clientes e aumentar meu público?

Conquistar uma porcentagem relevante de clientes fiéis e satisfeitos é o sonho maior de qualquer marca. Diante disto, podemos pontuar que a tecnologia, ao mesmo tempo que facilita o acesso a verdadeiras montanhas de informações sobre o nosso consumidor, também pode ajudá-lo a adotar ferramentas que automatizam a coleta destes dados.

Desta forma, a interpretação de todos os dados coletados, ganha agilidade o auxiliando na hora de identificar as particularidades de cada cliente. Sabendo disto, fica muito mais fácil tirar do papel estratégias personalizadas para transformar seus clientes em pessoas realmente apaixonadas pelo seu serviço ou produto oferecido e verdadeiros defensores da sua empresa. Diante deste contexto listei 3 dicas para ajudá-lo a conquistar o tão sonhado cliente fiel.

  • Além da Qualidade do produto ou serviço, mire também a satisfação do cliente

Mesmo que sua empresa possua o produto ou serviço com todos os certificados e reconhecimento de qualidade ímpar, você precisa saber que isto não é o suficiente e deve ficar atento. Hoje em dia a concorrência do mercado já deixou claro que não existe nada que não possa ser copiado ou melhorado.

Muito além da qualidade final do produto ou serviço, investir na satisfação pessoal do cliente é o que realmente trará para seu negócio os resultados maiores e duradouros que você almeja. É o trabalho de longo prazo de conquista de público por meio da criação vínculos, realização dos desejos do cliente e tratamento humanizado que irá impedir que os seus clientes virem os clientes da sua concorrência.

Com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente, vale muito apena utilizar os dados de compra e interesse do seu cliente, para entender assim os seus hábitos de compra e consumo, suas preferências e os produtos e serviços que não interessam para ele. Esses dados podem ser facilmente levantados e analisados por softwares de CRM (Customer Relationship Manager) e BI (Business Intelligence) que são ótimos aliados para definir campanhas para grupos específicos de consumidores. Desta forma você será capaz de segmentar a divulgação dos seus produtos ou serviços por região, gênero, idade, escolaridade e outras características. O mesmo vale para campanhas mais individualizadas, nas quais é possível você trabalhar com a preferência de cada cliente, sugerindo combo especiais, pacotes promocionais e combinações de produtos. Quanto mais próximo dos desejos e vontades do cliente, mais fiel e satisfeito ele estará com sua empresa.

  • Valorize o cliente fiel

No relacionamento com o seu cliente, é muito importante que você entenda como funciona o conceito de troca equivalente (Em troca da fidelidade, o consumidor espera reconhecimento). Isto porque, em muitos casos, os clientes fiéis podem ser responsáveis por mais de 50% de todo o faturamento do seu negócio, você sabia disto?

Então, nada mais justo do que providenciar para os clientes fiéis um tratamento diferenciado.

Nesta linha de raciocínio, investir em ações de relacionamento como informativos exclusivos, cupons de descontos e vantagens de um possível “programa de fidelidade” pode ser o melhor caminho. Se o seu negócio irá lançar um novo produto ou serviço, é muito importante que você desenvolva conteúdos e formas exclusivas para avisar estes clientes fiéis primeiro, afinal eles são responsáveis pelo maior capital da sua empresa.

Claro que, para que seja possível criar bases para conhecer melhor e fidelizar clientes a ponto de pinçar os mais regulares e realizar tais ações com base nos dados, é fundamental contar com uma estrutura bem organizada – o que não significa, necessariamente, que deve ser grande. Na maioria das situações são os processos ineficientes que acabam gerando retrabalho e bancos de dados incompletos que como consequência, acabam gerando ruídos na comunicação com o seu cliente, que podem resultar no efeito oposto do desejado.

É por isto que é muito importante investir em um plano de ação eficiente para a sua empresa, no qual o desenho dos processos seja bem claro e definido. Pois desta forma você ganha cartas para organizara desde as primeiras estratégias até as ações de pós-venda, mapeando de forma precisa o comportamento do cliente e melhorando a experiência dele em todas as partes do processo, desde o conhecimento da sua empresa até a compra do seu produto ou serviço.

  • Antecipe a jornada do consumidor

Não é pecado nenhum esperar um determinado tempo até coletar informações suficientes para desenvolver estratégias certeiras de fidelização de clientes. Mas para quem já é bastante atuante no mercado, arregaçar as mangas e explorar esses dados é uma tarefa importante para antecipar os impulsos de consumo do seu público-alvo.

Uma ferramenta que pode auxiliar nesse processo é o design thinking, uma das grandes apostas da atualidade para o mundo dos negócios. A metodologia é centrada na humanização e funciona a partir de um conjunto de métodos e processos com o objetivo de alcançar soluções inovadoras e criativas para desafios de qualquer espécie, permitindo que o dono do negócio se prepare e pense em soluções, atalhos e alternativas para os diversos cenários que podem aparecer no mercado.

Embora pareça complexo, o design thinking pode ser entendido em algumas etapas simples. O processo começa pelo conceito de imersão, que é a pesquisa sobre os usuários e o entendimento do contexto. Depois, passa pela ideação, que é a gestão de ideias e possíveis soluções. Na sequência, temos a etapa da prototipação, que é quando você finalmente tem a oportunidade de testar e conferir a validade das ideias e dos cenários.

 

Por fim, nunca esqueça de monitorar os resultados. Toda e qualquer ação voltada para a fidelização de clientes passa, obrigatoriamente, por um cuidadoso monitoramento, tarefa que cabe tanto ao dono do negócio quanto ao restante da equipe. Também é sempre válido reforçar junto aos membros da sua equipe os valores e práticas de como ouvir o cliente em primeiro lugar. Só assim o seu negócio será capaz de entender como ele deseja ser atendido. Reforce essas estratégias dentro da sua empresa e assista ao seu projeto de fidelização sair do papel com tranquilidade.


Fonte: contaazul.com


[Foto de Anderson Martins]

Anderson Martins
Desenvolvedor Web Full Stack PHP

Posts relacionados: