Betamartins | Criação e Otimização de Projetos Web (Sites e SEO)

Brainstorming: O que é e como utilizar na sua empresa para obter ótimos resultados.

Como a criatividade nem sempre anda lado a lado com a alta produtividade das empresas, é preciso estimular a geração de ideias.


O que é o Brainstorming?

A técnica de brainstorming, vem sendo remodelada ao longo dos anos para servir aos propósitos das empresas. Visando estimular a geração de ideias, provocar transformações, buscar soluções inovadoras e estimular melhorias a partir de um debate saudável, o brainstorming explora a criatividade dos participantes sempre de maneira lúdica e bem estruturada.

A reunião para o brainstorming é livre para que as pessoas exponham suas ideias sem medo, mesmo que elas não tenham sentido. É um momento livre para deixar as ideias fluírem. Tendo como objetivo chegar em algum consenso para, resolver um problema, criar produtos, definir regras, criar estratégias, etc.

Como é a reunião do Brainstorming?

Na prática a reunião consiste em expor o motivo da reunião, de maneira que fique claro a todos. A partir disso as pessoas já estão livres para cada um pensar nas ideias e apresenta-las ao grupo. Após ideias expostas é hora de agrupa-las e filtrá-las. E a decisão da resolução fica por conta dos responsáveis que irão tirar proveito das ideias que a equipe propôs.

Princípios para a realização do seu Brainstorming!

  • Sem críticas

    Após cada ideia sugerida, o procedimento ideal é anotá-la e partir para a próxima, sem julgamentos, críticas ou levantamento de barreiras à aplicação prática do que foi sugerido.

  • Quantidade de ideias

    Quantidade é mais importante do que qualidade em uma reunião de brainstorming. Isso porque não é o momento de julgar as ideias, apenas de garantir um alto volume delas.

  • Agrupe ideias similares

    Para chegar a uma grande quantidade de ideias, não adianta sugerir pequenas variações de uma ideia central. Quando isso acontece, é necessário agrupar por similaridade e continuar buscando novas (e diferentes) ideias.

 

Como preparar um brainstorming para ótimos resultados?

  • Deixe todos a par do intuito da reunião

    Todos que forem participar do brainstorming, deixe-os a par do assunto que será abordado com antecedência, pois desta forma eles poderam se preparar da melhor maneira para a reunião.

  • Ambiente agradável

    Crie um ambiente agradável para a reunião, que seja favorável, e confortável para os participantes, mas nada que acabe tirando a atenção do foco da reunião.

  • De destaque a todas as ideias

    Deixe para filtrar as ideias depois da reunião, e separe um lugar onde todas as ideias ficarão visiveis pois desta forma pode surgir mais ideias a partir das que ja foram expostas.

 

O que fazer após a reunião?

Depois da reunião, é hora de documentar e organizar as ideias que surgiram e fazer uma análise crítica sobre cada uma, pesando as vantagens e desvantagens de cada ideia.

Feito este levantamento é hora de agir e colocar em prática as soluções escolhidas.

Como forma de agradecer e manter a equipe engajada, é interessante compartilhar com os participantes qual foi a solução ou ideia escolhida e quais as motivações para você ter escolhido esse caminho. Explicar de maneira breve as vantagens de seguir desta forma e como colocar o plano em ação.


[Foto de Anderson Martins]

Anderson Martins
Desenvolvedor Web Full Stack PHP

Posts relacionados: